17 Razões para Ter Adorado Morar no Brasil

Após ler um artigo, escrito por um americano que morou em São Paulo, notando todos os razões que ele odiou morar no Brasil, pensei em fazer o contrario.

Não me entende mal – concordei com muitos pontos no artigo – e tinha as diferencias na cultura que eu não gostei e achei difícil morar no Brasil por vários razoes (os preços altos, salários baixos, ineficiência, serviço de cliente etc). Mas, nenhum pais é perfeito. Como eu já falei, existem as coisas que prefiro no meu pais, as coisas que eu prefiro na Europa e as coisas que eu prefiro no Brasil.

Bom, eu passei 9 meses no Rio de Janeiro, voltando em junho.  E esses são os razões para eu ter gostado (quis dizer, AMADO) de morar no Brasil…

(A propósito, peço desculpas para meu português, que está longe de ser perfeito!)

1) A cultura é bem descontraída

“Relaxa”, “fica tranquila”…esses expressões são bem comuns no Brasil. Adorei isso. Se você não tem troco, “fique tranquilo”….se você está atrasado por um compromisso, “fique tranquilo, vai dar certo.” Se você está agitado, “relaxa”…a internet caia e você não tem acesso ao internet pelo dia…sem problemas. Até o jeito de falar (e cantar) é descontraído.

No Rio, reparei que é normal ver uma pessoa usando apenas sunga na rua, no supermercado ou no ônibus. Nos EUA ou na Europa, você nunca veria isso. As vezes, os ônibus param para você montar-se, mesmo se não seja o ponto. De novo, nos EUA, que sempre segue as regras, isso não aconteceria. Dançar na rua? Normal no Brasil. Musica tocando em todos os cantos? Normal também. Rico ou pobre, as pessoas realmente sabem viver no Brasil e eu adorei isso.

2) Todo o mundo tem sua própria beleza

No Brasil, não importa se você esteja velho ou gordo, magro ou jovem – todo o mundo usa sunga e biquíni na praia e ninguém julga. Nos EUA, as mulheres só usam biquínis se elas são jovens e magras. Mas no Brasil, todas as mulheres usam biquínis pequenas e elas são orgulhosas de seus corpos (ou pelo menos, parecem). Mesma coisa com os homens.

Ao contrario, eu acho triste que aqui nos EUA, todo o mundo pensa que tem que ser jovem e sem rugas para ser bonita. Quando passamos uma certa idade, tem que encobrir-se. Mas por que? envelhecer é uma coisa normal, acontece com todo o mundo e porque temos vergonha disso? Por que encobrimos nossos corpos se eles não estejam bastante magros, jovens ou perfeitos? Acho que poderíamos aprender umas coisas do Brasil – seja orgulhoso/a do seu corpo porque a beleza vem em muitas formas e tamanhos.

3) Musica em todos as lugares

Eu adoro a musica brasileira – de forro, samba, funk, sertanejo (minha preferida!)…tem vários estilos bem únicos.  Na rua, você quase sempre pode ouvir alguém tocando musica. A musica faz parte da cultura brasileira e um parte bem importante. Eu adorei as bandas que tocavam nas ruas do Rio no domingo…enquanto transeunte andava bicicleta, andava de skate, ou levava o cão para andar…eu nunca tinha visto um estilo de vida tão descontraído e legal…talvez em Venice Beach, Califórnia. Mas tipo assim…

4) As pessoas apreciam as coisas pequenas

Tipo…apos o por de sol na praia (algo que acontece todos os dias), todo o mundo aplaudem! Que coisa linda.

5) A variedade das frutas e verduras

Cada vez que eu ia ao supermercado, conhecia mais uma fruta nova – tem açaí, 6 tipos diferentes das mangas, tem maracujá, as abacates enormes…etc etc. Se você pede uma caipirinha, pode garantir que vai ser feita com fruta verdadeira (nos EUA ou na Europa, isso não é o caso no geral…as bebidas são feitas com suco ao invés de fruta…depois ter vivado no Brasil, não da mais para beber desse jeito!).

IMG_1542

6) As festas nas ruas

Nos EUA, não pode beber álcool na rua (o exceção sendo Nova Orleans)…acho isso uma besteira e acho que não faz sentido. Eu adorei festejar nas ruas do Rio, seja BG (Baixo Gavea), Lapa ou samba nas segundas ao Pedra do Sal…Sinto muito falta disso.

7) Os Brasileiros sabem festejar…

Quando eu fui para Ouro Preto, eu fiquei em 2 republicas – festejamos quase todas as noites – fomos para varios “rocks” – e eu me diverti muito. Eu deveria ter assistido faculdade lá…As festas no Rio também eram bem legais – talvez mais descontraídas (todo o mundo usando tipo chinelos e bermudas, ao invés dos saltos e vestidos)…mas ainda assim…em qualquer lugar, os brasileiros sabem festejar!

8) A cultura de praia

Um tempo atrás, eu fui pra praia aqui em Delray Beach (na Florida) e eu quis alugar uma guarda-sol – quer adivinhar o preço? 40 dólares por dia. Um absurdo, né? No Rio, isso custa 5 reais!

Além do alugamento barato, eu adorei a cultura na praia no Brasil. As barracas, as pessoas vendendo agua de coco, açaí ou até biquíni…as pessoas jogando futebol na praia até 19h…as sungas e biquínis pequenas…a praia é realmente uma coisa importante da cultura do Rio e eu adorei.

IMG_1947

 9) Ademais das pessoas que trabalham nas lojas e tal, as pessoas são bem amigáveis, felizes e educados.

Por exemplo, quase cada vez que eu comecei falar português, um brasileiro falava alguma coisa assim para mim: “Nossa!! Você fala português melhor do que eu!” Claro que isso não é verdade – mas esses elogios são bem simpáticos.

Marcar algo no Brasil não quer dizer a mesma coisa do que nos EUA. Se você marcar aqui, você tem que aparecer, senão, é grosseiro e mostra falta do respeito. Mas eu reparei que no Brasil, é simplesmente educado falar tipo “Vamos marcar algo!” ou convidar alguém para fazer algo e não quer dizer nada. Eu fiquei um pouco frustrada as vezes por causa desse confusão (e percebi que quase todas as coisas acontecem no ultimo momento no Brasil), mas ao mesmo tempo, reparei que isso é apenas um jeito de ser educado. E falar “não” para alguém é falta do respeito – é mais simpático falar “talvez” ou “sim” e não aparecer do que falar “não”.

O povo brasileiro é bem aberto e terno. Um brasileiro/a vai imediatamente te acolher na casa dele/a – quando eu estava namorando meu ex por exemplo, toda a família dele me acolheu nas suas casas como se eu fosse um membro da família. E quando eu visitei Ouro Preto (sozinha), alguém na site couchsurfing me convidou ficar na casa dele (numa republica) – eu fiquei lá 5 noites e, além de me dar meu próprio quarto (numa republica, a maioria das pessoas dividem um quarto entre varias pessoas), eles me deixaram com o sentimento que eu era uma parte da republica.  Eles me fizeram sentir em casa – me levando para todas as festas e eventos, fazendo comida para mim, me ajudando com o português…e ate dizendo que eu podia morar lá se eu quisesse (um exageração eu imagino! Mas foi simpático ainda assim).

E no geral, os estranhos na rua vão tentar te ajudar se você está perdido ou precisa de ajuda. Conheço uma americana que mora em Belo Horizante, e ela falou que as pessoas ai são os mais amigáveis que ela já tem conhecido. No Rio, eu admito que eu não achei a maioria das pessoas tão amigáveis que eu tinha esperado…mas isso pode ser por causa do grande tamanho da cidade e a quantidade das turistas. Porque quando eu fui pra Minas Girais, eu achei todo o mundo muito amigável.

Acho que sendo gringa ajuda com isso, porque as pessoas imediatamente são bem curiosos de onde você é etc…mas ainda assim, no geral, acho que os brasileiros são bem abertos e (de novo essa palavra) amigáveis.

10) A beleza natural do pais 

DSC_0171
Um trilha perto de Paraty, RJ

As praias, montanhas, cachoeiras, colinas rolantes e verduras, as selvas….Eu deixei a Paris porque eu queria uma mudança – queria morar num lugar descontraído, com beleza natural…como o Brasil. Eu não fui decepcionada. “A cidade maravilhosa” nao é um exageração. Mais do que isso, eu visitei Floripa, Paraty, as praias isoladas perto de Paraty, e Ouro Preto…eu fiquei ainda mais apaixonada pelo Brasil. Nossa senhora, esse pais tem uma beleza que eu nunca tinha visto na minha vida. E essa beleza deixa a oportunidade para fazer quase todos os tipos de esportes imaginável. O surfing, o SUP (stand-up paddle), escalada, trilha…A Europa tem arquitetura linda e tanta historia, sim…mas sejam orgulhosos, brasileiros, porque seu pais é lindo demais.

IMG_3659
Praia Vermelha no RJ

11) Brasileiros são bem carinhosos

Não importa se você esta namorando ou apenas ficando com alguém, os brasileiros são bem carinhosos. Alem disso, os homens sempre vão elogiar uma mulher. “Voce ta linda” é uma frase muito falado no Brasil. Muitos brasileiros dizem que os Americanos são frios” – eu não concordo com isso – somos mais independentes, sim…e as vezes, moramos longe da família, sim. Mas não quer dizer que a família não é importante para nós. E não estamos acostumados ao mostrar muito carinho em publico – mas tudo isso não quer dizer que somos “frios”!

Em qualquer caso, eu gostei do jeito brasileiro de mostrar muito carinho. Eu estava saindo com um brasileiro aqui na Florida – e até em frente dos amigos dele, ele me mostrava muito carinho– me beijando na bochecha, pegando meu mão etc. A gente nem estava namorando, mas ainda assim – o carinho não faltava. O americano é mais reservado quanto a mostrar carinho.

Até o jeito de falar é bem carinhoso – tipo falar/escrever “abraços” ou “beijos” – eu lembro que eu tinha dado meu currículo para uma empresa na Floripa – um cara respondeu para mim e falou que eles não precisavam das pessoas naquele momento mas ele assinou o e-mail “abraços” – eu nunca tinha conhecido esse cara na minha vida, nem falado com ele, e ele estava me dando abraços!! 🙂 Um outro exemplo: quando eu estava com alguém na rua – ele pediu direções e o ajudante falou “abraços” depois. Eu adorei isso.

12) A língua

A língua português é simplesmente musica aos meus ouvidos. Eu adorei morar no Brasil e sempre escutar essa língua maravilhosa. Nem preciso da musica – só preciso dos brasileiros falando português…

Eu acho muito interessante que a língua muda com cada região. E tem muitas frases que não traduzem em inglês – eu acho essa língua muito bonitinho também – o jeito de falar….tipo “Beleza” por exemplo – em inglês, a gente não tem nenhuma frase igual! “The beauty”? Faz sentido não, galera!

13) Tomando ônibus é como tomar uma montanha- russa!

No Rio, muitas vezes (especialmente sentado em frente do ônibus), parece que o ônibus vai virar! É foda mesmo. Mas eu adorei pegar ônibus porque (quando eu não estava com medo da morte), eu achei a viajem relaxante, divertido e as vezes excitante (como uma montanha-russa!).

14) O chopp sempre servido quase congelado 

No Brasil, só tem alguns tipos de cerveja, enquanto nos EUA, temos provavelmente milhares.  Eu prefiro a variedade da cerveja nos EUA, mas eu prefiro a temperatura da cerveja no Brasil – sempre servido bem frio, quase congelado.  Quando esta assim…uma delicia!

15) As lugares caseiros tipo…

DSC_0624
Um lugar bem caseiro no meio de Lavras Novas, Ouro Preto

Nesse lugar, a cozinheira/dona até deixou o amigo que estava comigo fazer caipirinhas para a gente! Nunca vi uma coisa assim.  Eu tinha impressione que eu estava na casa de um amigo duradouro, não um restaurante.

16) A campanha do Brasil 

Sim, tem talvez as praias mais lindas do mundo no Brasil. Mas eu adorei também o interior do pais. Eu só visitei Minas Girais, mas eu adorei e apesar do fato que era apenas uns horas do Rio, reparei um grande diferencia não só no sotaque, mas também na cultura. As pessoas eram ainda mais simpáticos e abertos, todo o mundo ouvia sertanejo (não samba ou funk como no Rio) e tinha uma beleza diferente, com colinas e montanhas.

IMG_5136
Ouro Preto – cidade linda…

E uma vez, em Lavras Novas (Ouro Preto), eu vi um cavalo e algumas vacas andando no meio da rua e grama!! Normal lá! Completamente diferente da vida no Rio…

DSC_0619

17) As coisas são as vezes mais simples do que aqui, mas não importa

Quando eu fui pra as praias perto de Paraty com minha amiga, eu percebi que todo o mundo levava uma vida bem simples, sem muitas coisas matérias.  As áreas foram isolados e longe de civilização…as casas eram bem simples e as pessoas viviam com muito pouco…mas não importa.

DSC_0178

Pessoalmente, eu gostei de escapar a vida normal por uns dias – sem telefone e internet…a gente fez uma trilha que durou 3 dias e acampou a noite.  Foi um viagem bem legal, mas também foi legal ver como essas pessoas viviam.

DSC_0186
Uma praia mais povoado na peninsula

Ta, tudo isso esta me deixando com tanta saudade do Brasil que eu preciso parar agora…mas espero que agora, vocês sabem que tem muitas pessoas (e americanos!) que adoram viver nesse pais maravilhoso.

Advertisements

11 thoughts on “17 Razões para Ter Adorado Morar no Brasil

  1. Lindo o texto! Parabéns! Que bom que temos coisas boas e que te entusiasmaram. É comum nos esquecermos e nao valorizarmos coisas simples q temos! Beijos.

    Like

  2. Parabéns pelo post, e obrigado. É muito bom ver que pessoas adoraram o nosso país e cultura, e que, acima de tudo, entendeu que a vida é isso, é natureza, amizade, amor, alegria e momentos. Um abraço, André.

    Like

  3. Seu português é muito bom mesmo, escreveu até melhor que eu. Você realmente entendeu todos os nossos defeitos, assim como nossas qualidades. Pretendo fazer um intercâmbio nos Estados Unidos ano que vem. Quem sabe não possamos ser amigos?

    Meu email: ro.mendes10@hotmail.com

    Like

  4. Achei interessantes as suas impressões sobre nós. Chamaram-me a atenção principalmente porque sou nascido e criado do interior de Minas Gerais, mas há anos trabalho e vivo no Rio de Janeiro. Você conseguiu ver com perfeição as nuances e traços que distinguem o povo e a vida em Minas e no Rio, assim como o que temos em comum, acima de tudo, brasileiros e afetuosos com todos os estrangeiros.
    Uma dúvida: vc disse que enviou seu currículo oara uma empresa no sul do Brasil. O que vc faz profissionalmente? Ainda oricura trabalho aqui no Brasil?
    Abraços.

    Like

  5. Não concordo com nada do que você disse porque você só veio de férias, o dia a dia não é bem assim mas obrigado pelos elogios. Que bom que você gostou. Volte mais vezes. Eu moro perto de Ouro Preto e posso te receber aqui.

    Like

  6. JESSICA: o fato de ela vir de férias não tem nada a ver com as lindas persepções que teve como o povo batendo palma do pôr do sol, ou as festas nas repúblicas em Ouro Preto, ou as vacas andando em algumas ruas de cidades do interior e o divertido comemtário sobre os ônibus circulares.

    Moro na europa e sou tatuadora. Mas vivi no Brasil quase 25 anos, não estava de férias e vivi isso. Melhor ela não te conhecer.

    Like

  7. Hello There!!
    Oi, beleza? xD
    Sou de Búzios-RJ..já veio até aqui??
    se não,venha!!!
    Uma cidade linda!!
    Btw,my dream is know Cali!!
    Abraços!

    Like

  8. Rio de janeiro é o pior lugar para os Brasileiros, acho que ela conheceu o Pior do Brasil.
    Fortaleza, Florianópolis, São Paulo e Bahia estão acima do Río de Janeiro.
    Mais seja bem vinda e aproveite…um abraço para você e sua família.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s